10 SINAIS DE DESCONEXÃO COM SEU FEMININO
Todas nós temos energia masculina e feminina dentro de nós. Nas mulheres a força reside na energia feminina, e você pode escolher a partir de que polaridade quer liderar sua vida. Em cada escolha terá benefícios e consequências.
Quando falo em força feminina/masculina, não estou tratando de orientação sexual, mas sim de energias que norteiam nossa postura diante da vida. Todos possuem essas duas polaridades que devem estar em equilíbrio.
Atendo mulheres que estão totalmente desconectadas do seu feminino e só com a psicoterapia é que elas se dão conta disso. Passam quase uma vida toda honrando a energia masculina, exaustas e insatisfeitas. A psicoterapia ajuda essas mulheres a entender melhor o que lhe “falta” e o que “excede”. Elas descrevem que desejam uma vida leve, prazerosa, menos controle e perfeccionismo, mais amor, emoções e relacionamentos. Isso é o mesmo que dizer “quero encontrar a minha feminilidade”.
Sua energia masculina é linda e super-importante. Mas se ela está em destaque você pode se desconectar da sua essência feminina. Para se alinhar à sua natureza feminina e viver de forma mais nutridora e plena, o lado masculino deve estar a serviço do seu feminino e não contra ele ou dominante.
Se a mulher se coloca na postura de “fortona-tá-tudo-bem-comigo-não-preciso-de-ninguém”, seus comportamentos inibem a produção de hormônios femininos e a testosterona sobressai.
Para que você possa se avaliar, veja os 10 sinais de uma mulher desconectada do seu feminino:
1) Ela pensa e controla demais, não habita seu corpo, fica tensa a maior parte do tempo. A cabeça e o pensar são típicos do masculino. Então quando está ligada só no cérebro, passa o dia focada na lista infinita de coisas a resolver. Não faz pausas. A testosterona em excesso gera estresse, agitação, exaustão, conduz muito sangue ao cérebro fazendo-a pensar demais. Isso fortalece sua polaridade masculina e sua testosterona, num ciclo infinito.
2) Não se permite receber, não pede ajuda e pode até se ofender se alguém oferecer ajuda. Desequilíbrio entre o dar e o receber.
3) Tem dificuldade de contato e expressão de seus sentimentos e emoções ou está tão distante deles que “pensa” não sentir mais.
4) Relacionamentos disfuncionais
a) Não consegue entrar num relacionamento e/ou afasta os homens. Estar solteira não é problema e pra muitas mulheres é uma escolha. Mas quando ela está na polaridade masculina, terá dificuldade para atrair os homens e se vincular.
b) Atrai homens femininos, passivos, desconectados da sua energia masculina, que precisam de ajuda e não têm a vida resolvida. Vira a mãe, terapeuta e salvadora nos relacionamentos. No começo isso não costuma ser um problema, mas depois isso se torna uma sobrecarga na relação.
5) Sentir raiva dos homens, competir com eles ou querer que eles se comportem como mulheres. Como ela se distancia do feminino, deixa de valorizar o masculino saudável no homem, que é super-positivo.
6) Sua vida está sem prazer e só tem tempo para trabalhar (workaholic). Dificuldade de relaxar e se divertir sem estar no controle.
7) Leva tudo muito a sério. Fica emburrada, busca brigas, quer ser a dona da razão, por causa do excesso de testosterona.
8) Orgulho, tenta provar algo para ela mesma e para os outros. A conexão com o feminino não precisa provar nada para ninguém, traz flexibilidade, prazer, alegria e humildade.
9) O relacionamento com sua mãe internamente está fraco. Receber esse amor (fonte de vida), se nutrir com o amor da sua linhagem feminina é um processo às vezes intenso, mas com um benefício determinante, capaz de mudar o rumo da sua vida e da sua conexão com o feminino.
10) Sabe o que quer, mas não sabe o que precisa. Para mim esse é um dos maiores sinais. Na psicoterapia quando falo sobre isso vejo as fichas das mulheres caindo, pois é tão forte para nós. Quanto tempo você foca no que quer conquistar comparado com o tempo que foca no que precisa? Quando você está com hormônios femininos baixos e excesso de hormônios masculinos perde a conexão com o que precisa de verdade. Não percebe que precisa pausas, amor, carinho, cuidado, vínculos, etc. Você pode conquistar o mundo todo e tudo o que deseja, mas segue vazia pois não tem o que mais precisa.
Esses desequilíbrios te afastam da leveza da vida, prejudicando seus relacionamentos, sua prosperidade e seu brilho pessoal.
Precisamos integrar em nós ambas as forças (feminina/masculina) para firmar nossa conexão com nosso verdadeiro EU e entendermos nosso funcionamento para melhor aproveitar a existência aqui nesse Planeta.
Uma mulher que nutre seu feminino saudável encontra abundância, vive relacionamentos harmoniosos e floresce onde está plantada. Que esse caminho seja de acolhimento e plenitude!
Cristina Vasconcelos
Psicoterapeuta
Comments