CHECKLIST DA SUA MATURIDADE PESSOAL – PARTE 2
*** Antes de ler esse texto recomendo que você leia a parte 1 do tema, nesse link.
A maturidade humana se divide em 4 categorias: emocional, intelectual, social e moral.
Vou falar primeiro sobre a maturidade intelectual.
Uma pessoa que exibe maturidade intelectual sabe formar opinião própria a respeito dos mais variados assuntos, mas sempre respeitando a opinião dos outros.
É uma pessoa que avalia as informações que tem a respeito das diversas situações, ouve o conselho dos outros, analisa os dados que ela tem a respeito das situações e toma decisões firmemente sem contudo deixar de respeitar a opinião e a decisão alheias.
A segunda categoria é a maturidade emocional. Uma pessoa que tem maturidade emocional se caracteriza por ter capacidade de gerenciar suas emoções de maneira equilibrada e adequada.
É uma pessoa que sabe conviver com situações de tensão e stress, com situações em que suas emoções são altamente solicitadas, sem perder o equilíbrio ou se desestruturar diante dessas situações.
Essa pessoa equilibrada emocionalmente sabe muito bem conversar, dialogar com os outros, em vez de ficar amuada e emburrada num canto quando sua vontade, seus desejos ou suas necessidades são contrariados.
A terceira categoria é a maturidade social. A pessoa que tem maturidade social se desprende de si mesmo e se doa aos outros sem esperar nada em troca.
É uma pessoa que consegue manter bom relacionamento com as pessoas ao seu redor, que cultiva amizades, que tem facilidade de se enquadrar e se adaptar aos padrões da sociedade, enfim, é uma pessoa realizada socialmente.
Por último a quarta categoria, a maturidade moral. Ela é demonstrada pelo fato da pessoa ter valores e princípios morais e viver de acordo com tais princípios. Ou seja, a pessoa tem coerência entre o que ela fala e o que ela faz.
Na infância esses padrões morais ainda não estão totalmente estabelecidos, porque a criança segue muito os padrões morais dos pais e de outros adultos que lidam com ela. A partir da adolescência o jovem começa a questionar os padrões morais impostos pelos pais ou determinados pela sociedade e então começa a construir seu próprio código de valores morais, começa a fazer suas próprias escolhas de princípios que vão nortear a sua vida.
Com o início da vida adulta esse código de valores morais já está se estabelecendo e a pessoa então tem condições de ter um comportamento coerente com seus padrões morais, com seus ideais, com aquilo que ela fala, com aquilo que ela prega.
Nós vemos no nosso meio constantemente pessoas adultas, mulheres e homens barbados que só têm tamanho e idade cronológica, mas na verdade são crianças emocionais, não adquiriram ainda maturidade emocional...
Nós todos temos dentro de nós a capacidade de crescer pessoalmente ou então de regredir. O que vai acontecer na nossa maturidade pessoal tem muito a ver com aquilo que nós assimilamos ao longo da nossa educação, da nossa vivência, das nossas experiências e muitas pessoas às vezes não conseguem concluir esse processo de maturidade pessoal porque ficam agarradas em algumas fases da vida que nós chamamos de fixação. É uma parada no desenvolvimento porque a pessoa fica fixada naquele momento de sua vida e não consegue avançar daí pra frente.
Um outro obstáculo também que atrapalha a maturidade pessoal é a regressão. Nesse caso a pessoa seguiu o seu rumo, conseguiu um certo nível de maturidade, mas talvez por vicissitudes da vida, por dificuldades que ela encontra no seu caminho, ela regride no seu desenvolvimento, na sua maturidade pessoal e fica parada lá atrás em alguma fase da sua maturidade até que algum acontecimento ou com ajuda profissional ela consegue voltar à sua jornada de maturidade pessoal.
Faça seu checklist:
Tem alguma área, alguma categoria de maturidade da sua vida que precisa ser mais trabalhada, precisa ser melhorada?
Quem sabe é a maturidade social que precisa ser melhorada?…
Quem sabe há um deficit na maturidade social?
Ou quem sabe é na própria maturidade emocional ou maturidade intelectual que você precisa focar sua atenção para desenvolver e para alcançar um patamar de equilíbrio e de maturidade desejável para um adulto?
Para aprofundar sua reflexão assista este vídeo aqui.
Cristina Vasconcelos - Psicoterapeuta e Coach