top of page

Não fique aí parada! Descubra seu santuário interior!

Quem é você???

Você é o que você quer ser?.… ou o que os outros querem que você seja???

O que você tem feito por você, com você e para você???


Sabemos muito pouco ou quase nada sobre nós mesmas, não é verdade?

Abraham Maslow, psicólogo norte-americano pesquisou em seus milhares de atendimentos e constatou que as melhores pessoas conseguem realizar menos de 35% de suas possibilidades, que abrangem conhecimentos, criatividade, espontaneidade, habilidades, talentos e sua imensa capacidade de amar.

A boa notícia é que você pode responder quem você é de verdade se pesquisar e descobrir os tesouros que possui dentro de si!

Para entender isso faço uma comparação com a figura do iceberg.

Ao ver um iceberg no mar visualiza-se apenas sua ponta, que é uma fração muito pequena do tamanho total. A parte que fica submersa, invisível, é muitas vezes maior que a parte visível. Às vezes você vê a si mesma como a ponta do iceberg e ignora completamente a parte submersa da sua personalidade.

A verdade é que você possui reservas submersas ainda não exploradas e tem uma fonte de energia dinâmica facilmente encontrável em todos os seres vivos.

Comparo a consciência ao topo do iceberg, a parte visível da personalidade, que anda sempre em busca de mais conhecimento. A família, a educação, a cultura e suas vivências vão te sugerindo constante controle e vigilância. Essa barreira de controle/vigilância te impede de fazer contato com os abundantes recursos do seu inconsciente, comparado à parte submersa do iceberg. Seus amplos potenciais estão profundamente escondidos sob o topo visível. Você tem dentro de si toda a verdade que procura e valiosos recursos para sua cura e recuperação.

Se você quer plenitude de vida e autenticidade, explore suas possibilidades e busque sondar em si mesma esse santuário íntimo de recursos e conhecimento. Cada mulher possui uma origem grandiosa e seus dons, talentos e possibilidades, são personalizados com timbre individual e único. Você é a única pessoa capaz de manifestar aos outros os dons e tesouros que adornam o seu interior/exterior.

E mais, há em todo ser humano um anseio, um desejo legítimo por alcançar essa vida plena. Ao vivenciar seus dons individuais e ao colocar em ação seus recursos internos, você provará uma qualidade de vida superior, cheia de aceitação.

Para isso você precisa tirar um tempo só para si, fechar os olhos para o mundo exterior e abrir os olhos para seu interior procurando sondá-lo. Aqui uso a sonda como metáfora para a exploração das profundezas da personalidade. (Sonda: s.f. Aparelho [prumo ou objeto análogo] para determinar a profundidade da água e a natureza do fundo do mar ou do rio. Empregado na perfuração de poços petrolíferos, artesianos, etc.) A sonda vai onde os olhos e os braços não alcançam e é capaz de descobrir riquezas valiosas na natureza, como água, petróleo, jazidas, etc. Portanto esse exercício de autossondagem é algo muito profundo que te levará a descobertas fantásticas sobre si mesma!

É uma jornada em direção ao seu interior como quem procura um tesouro. Você possui internamente recursos inatos prontos para revelar a sua essência e te introduzirem numa situação de bem estar. Tais recursos, quando bem explorados e utilizados, revelam verdades que você desconhecia antes e te recompensam com o senso de autoconfiança, de entusiasmo e com atitudes transformadas. Um dos melhores traços de uma personalidade sadia é o entusiasmo e a vibração pela vida.

Sem esse autoconhecimento, sem viver fielmente suas verdades, você continuará apenas vivendo na defensiva, refém do medo, da insegurança, da repressão de sentimentos/emoções, dentro daquela “fôrma” que foi colocada pela família, sociedade, educação, cultura, etc...enfim, numa vida restrita, incompleta, sem plenitude…

É possível que você não consiga fazer essa jornada ao seu interior sozinha. Diante disto, a psicoterapia é um contexto privilegiado e de relevância, pois o/a psicoterapeuta é um/a profissional apoiado/a em conhecimento teórico e treinado/a para conduzi-la aos aspectos profundos de sua personalidade, para identificar as causas do seu comportamento e as estratégias para promover as mudanças desejadas.

Aventure-se no autodescobrimento, desperte e descubra as dimensões do seu interior que te colocarão em contato com as riquezas do seu santuário interno, a fim de fazer brotar toda a sua energia criativa!

Essa sua nova vivência interior vai determinar um novo relacionamento consigo mesma e com os outros. A vida assim, fica bem diferente, mais completa e interessante!

Cristina Vasconcelos

Psicoterapeuta e Coach

Comentarios


Destaque
Tags

Inscreva-se e receba as atualizações do Resgate da Autoestima

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page